A verdade sobre o sol e a vitamina D

A verdade sobre o sol e a vitamina D

Sabia que existe vacina contra câncer? O nome dela é vitamina D.

Os benefícios do sol e os problemas que a falta dele causam.


Nosso querido sol foi injustiçado durante muitos anos e tido como vilão quando, na verdade, ele é um grande aliado da nossa saúde.
O sol é um generoso fornecedor de raios ultravioletas B (UVB) e é através desses raios que se dá a síntese da vitamina D no nosso corpo. Estudos demonstram que, ao manter os níveis ideiais de vitamina D no organismo, podemos reduzir os riscos de câncer em até 85% e ajudar a prevenir 17 tipos de câncer. Além disso. a vitamina D também ajuda no combate à infecções, reduz o risco de várias doenças e ajuda no controle de outras. Ao evitarmos completamente a luz solar ou bloqueá-la (com protetor solar, por exemplo), ao invés de se proteger contra o câncer, nós podemos estar abrindo portas para ele, e para outras doenças.

De acordo com o médico cardiologista e nutrólogo Dr. Lair Ribeiro, deveríamos tomar sol, no mínimo, 3 vezes por semana durante um certo período, com, pelo menos, 40% do nosso corpo exposto aos raios solares durante esse tempo. O tempo necessário de exposição varia pois existem 6 tipos de pele e elas não absorvem os raios de maneira igual. Uma pele bem clara pode requerer apenas 8 ou 10 minutos enquanto uma pele negra necessita de mais que isso. O Dr. Lair ensina que, quando a pele ficar levemente avermelhada, a exposição já pode ser interrompida pois a pele já se abasteceu o suficiente de UVB. Se pretende continuar tomando sol depois disso, use um bom filtro solar (Em breve vamos postar uma matéria sobre os perigos do filtro solar, além de informações sobre o que deve e o que não deve ter na composição de um bom filtro solar).
O horário de exposição também é importante pois a quantidade de raios UVB fornecida pelo sol varia no decorrer do dia. Estes raios são mais abundantes nos horários próximos ao meio dia, então das 10 às 14h é um bom horário, porém, quanto mais próximo do meio-dia, melhor. Ah, e também não devemos, logo em seguida, lavar com sabonete a parte do corpo que ficou exposta ao sol. A substância que vai produzir a vitamina D leva um certo tempo para ser absorvida pela pele e, se lavarmos com sabonete, vamos retirá-la.

No Brasil estamos bem abastecidos de UVB, princupalmente no verão mas, quanto mais longe da linha do Equador, menos raios UVB, por isso, as pessoas que moram nos países mais distantes dessa linha devem fazer uma suplementação com vitamina D3. Falando dessa suplementação, ela também é recomendada para pessoas acima de 50 anos porque, a partir dessa idade, o organismo não fabrica mais a quantidade de vitamina D necessária.

É isso aí, a vitamina D, além de prevenir doenças, ajuda a tratá-las, e os raios UVB tem um papel fundamental na produção dessa vitamina (que na verdade, não é uma vitamina e sim, um hormônio, mas não vamos entrar nessa questão agora). O importante é que saibamos que precisamos nos proteger do sol em excesso, mas não devemos fugir totalmente dele, ok?
Este é um assunto extenso e extremamente relevante, se quiser saber mais, procure pelos vídeos do Dr. Lair Ribeiro onde ele fala sobre a vitamina D e o sol. Logo abaixo vamos colocar um vídeo dele explicando sobre este assunto. O vídeo está completo e é muito interessante. Se não tiver tempo de ver tudo de uma vez, veja aos poucos, vale a pena. Nos primeiros 10 minutos já dá pra ter uma boa ideia da importância do sol e da vitamina D3. Até a próxima. :)