Receita Contra Bronquite: Xarope de Abacaxi com Mel

Receita Contra Bronquite: Xarope de Abacaxi com Mel

Desde antes dos nossos avós se usava a medicina natural para tratar a bronquite e são essas receitinhas que estão listadas nessa categoria.

A bronquite é a inflamação dos brônquios. Ela pode ser aguda (pode durar dias ou semanas) ou crônica (pode durar anos). Entre alguns dos sintomas da bronquite estão tosse, expectoração, febre, cansaço, falta de apetite e dificuldade de respiração. A bronquite, se não tratada, pode acarretar em sérios danos e causar até a morte. É muito importante que sempre se procure um médico quando houver suspeita desta enfermidade.

Como fazer xarope de abacaxi com mel contra a bronquite.


Ingredientes:

  • 1 abacaxi descascado e picado (sem o miolo)
  • 1 xícara (chá) de mel
  • 1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo:

Junte o abacaxi, a água e o mel em uma panela e leve ao fogo até ferver. Depois que ferver, deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Espere esfriar, coe e guarde em um vidro esterilizado e bem tampado. Tome 4 colheres (sopa) ao dia.
Se você prefere não ferver o mel, então veja esta outra receita que é quase igual, porém o mel não vai ao fogo.

Saiba por que esse xarope é tão poderoso contra a bronquite:

  • Primeiro, porque tem como ingrediente o abacaxi que, além de conter propriedades que fortalecem o sistema imunológico, contém uma enzima chamada bromelina. Esta enzima tem ação mucolítica, ajudando a fluidificar o muco ou catarro dos pulmões. Com isso, a expectoração é favorecida, promovendo uma limpeza pulmonar. Além desse benefício, a enzima bromelina também é um poderoso anti-inflamatório. Ela age desinflamando as vias e facilitando a passagem de ar pelos pulmões.
  • Em seguida temos o mel. Suas propriedades antibióticas agem nos tecidos dos pulmões, combatendo e prevenindo as doenças respiratórias. Suas propriedades anti-inflamatórias e antissépticas agem ajudando a desinflamar e limpar as vias, respectivamente.
Agora é só juntar esses dois ingredientes poderosos e preparar este super xarope para combater a bronquite.