7 passos para reduzir o estômago sem cirurgia

7 passos para reduzir o estômago sem cirurgia

Redução do estômago é um assunto muito em pauta hoje em dia. Porém, quase sempre, a ênfase é dada para o processo cirúrgico e poucos acabam sabendo que o mesmo resultado pode ser conseguido naturalmente. Como você vai ver, não é nenhum bicho de 7 cabeças e depende apenas de atitudes simples, tomadas no dia a dia.
É claro que uma cirurgia de redução de estômago tem resultado mais rápido e a redução feita naturalmente leva mais tempo e requer disciplina e auto controle. Por outro lado, na redução natural, o risco é zero e isso já basta para considerar essa possibilidade em primeiro lugar. Além disso, perder peso naturalmente é um enorme ganho para a auto estima e todas as áreas da vida certamente se beneficiarão disso.
Você pode achar que não tem força de vontade suficiente para isso mas tenha em mente que força de vontade necessita de treinamento, quanto mais você exercita, mais você tem.

Antes de mostrar os 7 passos, vamos tirar algumas dúvidas que sempre aparecem quando o assunto é emagrecer de maneira saudável.

É verdade que dá pra reduzir o estômago sem cirurgia?

Sim. O estômago é um órgão cheio de músculos, por isso ele tem a capacidade de dilatar, dependendo da quantidade e do tipo de alimentação ingerida. Quanto mais se come, mais dilatado ele fica e mais quantidade de comida vai ser necessária da próxima vez.
A boa notícia é que, se ele pode dilatar, também pode encolher se você começar a diminuir gradativamente a quantidade de comida.

Porque sentimos a sensação de fome?

É simples. Seu corpo precisa de uma determinada quantidade de proteínas, vitaminas, etc, para poder trabalhar adequadamente. Ele recorre à sensação de fome para que você saiba que ele precisa ser abastecido. Porém, algumas vezes, a ansiedade também pode gerar uma sensação de fome.

Por que a ansiedade pode dar a sensação de fome?

A ansiedade pode ser confundida com fome porque ela é capaz de estimular áreas do cérebro ligadas às emoções, ativando algumas glândulas que dão a sensação de estômago vazio.
Se achar necessário, não hesite em procurar a ajuda de um bom profissional da área da saúde mental. Ele pode te ajudar a entender os gatilhos que acionam sua ansiedade e te auxiliar a trabalhar essa área.

Quando sei que devo parar de comer?

O estômago envia um sinal ao cérebro quando você já comeu o suficiente, mas esta mensagem leva um certo tempo para chegar. É necessário comer devagar, para que a mensagem chegue antes de você já ter comido mais do que deveria.

7 passos para reduzir o estômago sem cirurgia


1: Conscientização
Diferentemente das dietas malucas onde você perde peso rapidamente mas logo acaba recuperando, perder peso de maneira natural e saudável requer algum tempo e bastante persistência mas pode ser uma conquista pra vida toda (além de não causar nenhum risco à sua saúde).
É necessário se conscientizar e aprender (ou reaprender) a comer da maneira correta: se alimentando bem (lembrando que comer bem não é sinônimo de comer muito), fazendo uso de uma dieta equilibrada que supra suas necessidades sem deixar que você passe fome.

2: Sua comida, sua escolha
Opte por alimentos naturais, saudáveis e quantidades moderadas. Elimine alimentos industrializados, frituras, refrigerantes, fast foods, etc. Uma boa dica é aumentar o consumo de fibras pois como elas levam um certo tempo para serem digeridas, sua digestão vai ser mais lenta e vai levar mais tempo pra que você sinta fome de novo.
Para evitar cair em tentação, estabeleça um dia na semana para comer de maneira moderada algo que gosta muito mas não está incluído na dieta.

3: Entre as refeições, mastigue
Entre o café da manhã e o almoço e entre o almoço e o jantar, se sentir fome, procure ingerir alimentos que necessitem ser bem mastigados, como castanhas e nozes; e frutas, como maçã, pera, frutas cristalizadas, etc. Enquanto vai mastigando você vai “enganando” seu estômago e assim aguenta melhor até a próxima refeição.

4: Busque a ajuda de um especialista
Vale a pena buscar a ajuda de um bom nutricionista. O custo benefício é enoooorme já que você absorverá informações que serão úteis pelo resto da vida.

5 : Comece bem o dia
Não negligencie o café da manhã.
Já tá careca de ouvir que o café da manhã é a refeição mais importante do dia? Pois é verdade, depois de horas dormindo, seu corpo precisa ser reabastecido para que tenha condições de funcionar bem e é nessa hora que é fundamental dar a ele o combustível necessário (e correto).

6: Santa água
Todos sabem a importância de beber bastante água mas nunca é demais reforçar. A água, além de ser fundamental para ajudar a eliminar as toxinas, ajuda a controlar o apetite. Mas preste atenção: beba bastante água nos intervalos e não durante as refeições pois não é bom ingerir líquidos (mesmo sendo água) durante as refeições. O ideal é, no mínimo, 15 minutos antes e 1 hora depois da refeição.

7: Mexa-se
Além de começar a comer de forma inteligente, adquira uma rotina de exercícios físicos regulares. Escolha os que considera mais prazerosos. Um pouco de atividade física todo dia não é difícil e é muito sábio, considerando que é prioridade cuidar bem de seu corpo já que você mora nele e não pode se mudar, né? ;)

É isso aí, até a próxima e cuide-se bem.