O jeito certo de lavar frutas, verduras e legumes em 4 etapas

O jeito certo de lavar frutas, verduras e legumes em 4 etapas
Sabia que as frutas, legumes e verduras que compramos podem estar contaminados com mais de 250 tipos de parasitas, vírus, fungos ou bactérias? Isto porque, antes de chegar à nossa mesa, estes alimentos passam por diversos estágios como cultivo, colheita, transporte, etc. Em cada uma destas fases eles podem ser expostos a agentes contaminantes. Na etapa do cultivo, por exemplo, podem ser contaminadas com a água da irrigação, fezes de animais, fertilizantes químicos, etc. No estágio da colheita, do armazenamento e do transporte eles também podem sofrer diversos tipos de contaminações e não é uma boa ideia consumir sem higienizar ou lavar de maneira inadequada.
Geralmente o cuidado maior é tomado com os alimentos que irão ser consumidos com a casca mas ao cortar, se houver contaminação na casca, ela será levada até a polpa através da faca, então vamos tomar bastante cuidado, mesmo nos casos onde a casca não será consumida, como é o caso da melancia, abacaxi, abacate, etc.

Veja abaixo, em 4 etapas, o jeito certo de lavar frutas, legumes e verduras para eliminar o máximo de contaminação possível.

Primeira etapa:
Em primeiro lugar, mantenha as mãos e recipientes que serão usados bem limpos.
Imagine que você teve o trabalho de fazer a desinfecção de cada alimento pra depois armazenar em um recipiente contaminado ou pegar com as mãos sem estarem devidamente limpas. Trabalho jogado fora, né?
Segunda etapa:
Lavar em água corrente, uma a uma. Pode usar uma buchinha dessas de pia (separada exclusivamente para isto) para lavar. Algumas pessoas gostam de usar um pouco de sabão na bucha para lavar algumas frutas ou legumes. Se for fazer isso, enxágue muito bem depois, principalmente no caso de alimentos que vão ser consumidos com a casca.
Nossa dica: Ao lavar as saladas, nesta primeira etapa, encha de água um recipiente onde caiba todo o pé da salada e ainda sobre um espacinho para os lados e para cima. Depois de cheia a vasilha, movimente o pé da salada para cima e para baixo, com um certo cuidado pra não rasgar as folhas. Isso faz com que as sujeiras maiores saiam na água. Se a salada estiver muito suja, faça isso mais de 1 vez. Depois disso, lave normalmente uma a uma, em água corrente.

Terceira etapa:
Deixe o alimento (verdura, fruta ou legume) por 15 minutos imerso numa solução de água com hipoclorito de sódio (encontrado facilmente nos supermercados para este fim, é só seguir a instrução no rótulo). Coloque um peso por cima, caso eles fiquem boiando.
Você pode substituir o hipoclorito de sódio por água sanitária com concentração de cloro ativo de 2 a 2,5% (1 colher (sopa) para cada litro de água). Se a água sanitária contiver 1% de cloro ativo use 2 colheres (sopa) para cada litro de água.
Fique atento: Antes de usar, confira o rótulo para ver se está escrito que pode ser usada para este fim, se não tiver nada escrito é porque provavelmente tem outras misturas, como perfumes, por exemplo. Nesse caso, não deve ser usada para a desinfecção de alimentos.

Quarta etapa:
Lave novamente os alimentos em água fria potável.

É isso aí, pessoal. Até a próxima e cuidem-se bem! :)