14 alimentos proibidos para gatos

Confira 14 alimentos que seu gatinho não pode comer.

Sabia que seu gato não pode comer "de tudo"? Nem tudo que comemos é apropriado para nossos bichanos e algumas coisas podem ser fatais. Para que seu filho felino não corra riscos, separamos uma listinha com 14 destes alimentos perigosos. Confira:

1 - Frutos secos: Por conter um alto teor de óleos e gorduras, podem causar desarranjos estomacais e intestinais e, em alguns casos, causar pancreatite.

2 - Batata crua: Contém um alcalóide que é tóxico para gatos.

3 - Tomate: As partes verdes contém um alcalóide que é tóxico para gatos e, mesmo o tomate maduro, pode causar desconforto gástrico.

4 - Café: A cafeína pode ser fatal para os gatos, mesmo em pequenas quantidades.

5 - Chá: Além de conter cafeína, o chá possui outras substâncias, como teobromina e teofilina que são tóxicas para os gatos.

6 - Ovo cru: Além do risco de salmonela, o ovo cru contém uma proteína que pode interferir na absorção de outros nutrientes.

7 - Uva e uva-passa: Causam insuficiência renal grave, podendo levar à morte.

8 - Medicamentos: Nunca dê medicamentos a um gato sem consultar um veterinário. Medicamentos comuns, como Aspirina e Ibuprofeno, por exemplo, podem ser mortais para os gatos.

9 - Álcool: Extremamente tóxico para os gatos, uma pequena quantidade pode matar.

10 - Cigarro: Não é alimento mas faz muito mal para os bichanos. Gatos expostos à fumaça do tabaco podem sofrer danos nas células e desenvolver predisposição ao câncer.

11 - Carnes cruas: Se contiverem alguma bactéria podem causar intoxicação alimentar nos bichanos. Além disso, alguns tipos de peixes, quando crus, possuem uma enzima que destrói a tiamina (Vitamina B₁) no organismo do seu bichinho.

12 - Cebola: A cebola afeta os glóbulos vermelhos dos gatos, podendo levar à anemia.

13 - Chocolate: Além de conter cafeína, o chocolate contém teobromina, um agente tóxico que pode ser fatal para os gatos.

14 - Leite de vaca: A maioria dos gatos tem intolerância ao leite de vaca, portanto não ofereça este leite nem seus derivados.