Depois de 14 alimentos proibidos para gatos, (veja aqui), a pedidos, trazemos alguns alimentos proibidos para nossos cãezinhos. Confira.
1 - Álcool: O álcool provoca nos cachorros os mesmos sintomas que nos humanos, podendo causar, inclusive, coma alcoólico.
2 - Abacate: O alto teor de persina, as toxinas e a gordura do abacate fazem com que ele seja um alimento tóxico para os cães, podendo levar à morte.
3 - Batata crua: A solanina, uma substância contida na batata crua, é tóxica para os cachorros.
4 - Café: O efeito estimulante do café pode ser perigoso e até fatal para os cães.
5 - Cebola: A cebola contém uma substância que destrói os glóbulos vermelhos do sangue dos cachorros.
6 - Chá: O chá, assim como o café, também contém substâncias com fortes efeitos estimulantes que são perigosas para os cães.
7 - Chocolate: O chocolate é proibido por conter uma substância que o organismo dos cachorros é incapaz de metabolizar.
8 - Leite de vaca: O organismo dos cães não é capaz de metabolizar o leite de vaca e seus derivados, podendo causar vários problemas gastrointestinais.
9 - Ovo cru: Os cães, da mesma forma que os gatos e os humanos, estão sujeitos a contrair a bactéria salmonela.
10 - Uva e uva-passa: As uvas são tóxicas para seu cachorro porque afetam o fígado e os rins, podendo levar à insuficiência renal.
11 – Frutas cítricas: À partir de uma determinada quantidade, o ácido cítrico afeta o sistema nervoso central dos cães. Mesmo pequenas doses de frutas cítricas causam desconforto estomacal no seu pet.
12 – Sal e petiscos salgados: O hábito de dar petiscos salgados para seu cachorro pode levar ao envenenamento por íons de sódio. Evite oferecer batatas fritas, pipoca salgada, salgadinhos, etc.
13 – Xilitol:A ingestão de xilitol pode causar insuficiência hepática no seu cão. Essa substância é usada como adoçante em vários produtos, incluindo ketchup, molhos e até produtos não comestíveis, como pasta de dentes, medicamentos, loções, etc. Na dúvida, leia a embalagem.
14 – Massa fermentada: Ingerir fermento, como massa crua de pão, por exemplo, além de inchar o estômago do seu cachorro, pode causar cólicas estomacais e até levar à morte.